CONFECIDADE – (Fonte : site da PMDC)

Caxias debate o desenvolvimento urbano do município

Gustavo Belo Machado abre a 4ª Conferência da Cidade

Com o tema “Avanços, Dificuldades e Desafios na Implantação da Política de Desenvolvimento Urbano”, ocorreu nos dias 7 e 8 de maio, sexta e sábado, a 4ª Conferência Municipal da Cidade de Duque de Caxias (ConfeCIDADE). O evento foi realizado na sede da Federação das Associações de Moradores de Duque de Caxias (MUB) e, além de integrantes do governo municipal, contou com a presença de representantes da sociedade civil, da classe empresarial e de movimentos populares.

A conferência contou com cerca de 200 inscritos e foi organizada e ministrada pelo Conselho de Desenvolvimento da Cidade de Duque de Caxias, presidido pelo engenheiro Gustavo Belo Machado, um dos representantes no conselho da Secretaria de Obras e Urbanismo. “Eventos como esse são essenciais para o desenvolvimento da cidade com a possibilidade de participação de todos”, afirmou Gustavo, na abertura do evento. Apresentando os avanços alcançados em pouco mais de um ano da atual gestão, os debates contaram com a presença de Raslan Abbas e Samuel Maia, respectivamente os secretários municipais de Fazenda e Meio Ambiente, além de Ronaldo Ribeiro, assessor da Secretaria de Transportes e Serviços Públicos e representante no evento de seu secretário, Ronaldo Amichi.

Raslan falou sobre a obra do PAC nas comunidades do Parque Vila Nova e Vila Ideal e os benefícios que as intervenções trarão para a população. O saneamento básico foi um dos temas destacados por Samuel Maia, bem como a questão do meio ambiente. Ele desmentiu a vinda de outro lixão para a cidade, não deixando dúvidas com relação à questão. Já Ronaldo Ribeiro enfocou a “Tarifa Companheira”, que reduz a passagem nas linhas municipais em 50% aos domingos e feriados, e a ampliação na fiscalização do transporte público.

Com o foco em gestão democrática, participativa e controle social, a conferência teve debates com a participação de todos os presentes, a partir dos quais se buscou definir agendas, metas e planos para se combater os problemas do município e apresentou propostas para a política estadual e nacional de desenvolvimento urbano. Solange Bergamini, coordenadora do MUB e vice-presidente do Conselho, avaliou positivamente o evento. “Este foi um espaço importante para se debater a política urbana do município e evidenciamos a necessidade de implementação das propostas do Plano Diretor de Duque de Caxias”, declarou.

As propostas elaboradas na conferência estão sendo sistematizadas em um relatório que será apresentado na 4ª Conferência Estadual da Cidade, que se realizará no município do Rio de Janeiro nos dias 21, 22 e 23 de maio. Entre as propostas estão a implementação do Orçamento Participativo em Duque de Caxias, a construção de um Plano Municipal de Saneamento Básico com ampla participação popular e a integração do Conselho de Desenvolvimento da Cidade com todos os conselhos de políticas públicas do município.

A 4ª Conferência contou com quase 200 inscritos

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: